Ato une PT e PSDB contra a corrupção

20/06/2012 09:28

 

Por: Fábio Sales / Santo André
fabio.sales@abcdbomdia.com.br

Fonte: https://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/25178/Ato%20une%20PT%20e%20PSDB%20contra%20a%20corrupcao

 

Na ausência do prefeito Aidan, políticos tucanos e petistas roubam a cena em evento na OAB de Santo André

 

Partidos historicamente adversários, PT e PSDB, através de representantes políticos de ambas as siglas, protagonizaram momento inusitado, ao se reunirem na noite de segunda-feira (18), com lideranças da sociedade civil  como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André)  para realizarem ato contra a corrupção em Santo André, realizado no auditório da OAB. O prefeito da cidade, Aidan Ravin (PTB), além de parlamentares petebistas não compareceram ao encontro. 
O evento teve desde discursos em prol de maior fiscalização dos três poderes e acompanhamento mais severo dos atos ilícitos de políticos, porém, com maior destaque as falas entremeadas de tucanos e petistas, o que ocasionou momento atípico ao encontro. Podia parecer impossível. No entanto,   petistas em peso da cidade, como o deputado estadual Carlos Grana, o ex-prefeito João Avamileno, o presidente do diretório local, Luiz Turco, e a bancada de vereadores, estiveram ao lado de tucanos como o deputado estadual Orlando Morando, o vereador andreense Paulinho Serra, além do ex-deputado federal Duílio Pisaneschi, unificando as declarações de combate à corrupção.   
Grana defendeu o debate para emplacar nova reforma política no Congresso, afim de transparecer credibilidade nos poderes Executivo e Legislativo. “Tem que colocar a mão na ferida e discutir a questão do financiamento de campanha nas bases do Estado. Este evento é um despertar do povo e exemplo de cidadania”, discursou. O pré-candidato ao Paço ainda relembrou as investigações do Caso Semasa, o qual defendeu que a sociedade seja esclarecida dos fatos. “Há certa frustração, por parte da população, de que não está havendo empenho por parte da Câmara Municipal. Este ato representa indignação da sociedade”, emendou Grana
Morando corroborou do discurso do petista, ao comparar fatos locais com acontecimentos a nível nacional. “Não podemos perder a capacidade de ficar indignados. Santo André vive momento difícil, mas não podemos cobrir um escândalo com outro, seja com o Mensalão ou Caso Cachoeira”, comentou.
 
CRÍTICAS 
 
Às vésperas da campanha eleitoral, a ausência de Aidan foi criticada por seu provável adversário nas urnas. “ Sua marca tem sido a de não estabelecer diálogo social com as entidades da sociedade civil organizada”, disse Grana.
Quanto a opinião dos organizadores do evento, o saldo foi positivo. Para o presidente da Acisa, Evenson Dotto, a sociedade mostrou poder de mobilização.“Quando a sociedade civil se organiza como se fosse uma só traz resultados, pois começa a cobrar não só políticos, mas órgãos”.
Já o presidente da OAB, Fábio Picarelli disse que  o ato será permanente e motivado pela falta de envolvimento da  direção anterior da entidade. “Passamos seis anos anteriores que a OAB era silêncio. A cidade podia explodir, como Caso Eloá, o da explosão dos fogos (em casa na Rua: Américo Guazelli) e a OAB era totalmente omissa. Essa pecha esta diretoria não quer ter”, pontuou Picarelli, ao revelar que irá elaborar carta protocolar com os princípios do movimento. Sugestões devem ser enviadas para o e-mail: diretoria.spo@oabsp.org.br