Por: Gislayne Jacinto (gislayne@abcdmaior.com.br)
Governistas não retornam ao plenário e vereador Antonio Leite conduz trabalhos da sessão; presidente Araújo ameaça ir à Justiça...
A bancada de oposição na Câmara de Santo André, formada por seis vereadores do PT, além de Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), e Alemão do Cruzado (PSD), conseguiu aprovar mais uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o prefeito Aidan Ravin (PTB).
O presidente da Câmara, José de Araújo (PMDB), às 18h30, pediu a suspensão da sessão por 30 minutos para discutir assuntos relacionados à privatização da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Ocorre que às 20h15, os trabalhos não tinham sido retomados. Foi então que a bancada de oposição, se baseando no Regimento Interno, assumiu os trabalhos da Casa.
De acordo com as normas internas, na ausência do presidente, pode assumir os trabalhos da sessão o vereador mais velho, que, no caso, foi o petista Antonio Leite, com 62 anos. Nas secretarias da Mesa Diretora ficaram Pinheirinho e Carlos Malatesta (PT).
Leite ainda deu prazo de 15 minutos para os governistas retornarem, mas o fato não ocorreu e os documentos, como requerimentos foram colocados em votação. Entre eles, mais um pedido de CPI contra o Semasa. O autor da proposta foi o vereador Pinheirinho.
Funcionários que auxiliaram os trabalhos foram pegos de surpresa e ficaram constrangidos com a situação. A sessão apenas foi encerrada por volta das 20h40, quando entrou na ordem do dia e não havia quórum para fazer a votação dos projetos, já que o número mínimo de vereadores para esse tipo de deliberação é 11.
“Seguimos o Regimento e assumimos a coordenação dos trabalhos e acatei o pedido de CPI que terá de ser instaurada na próxima sessão”, afirmou Leite.
O vereador Tiago Nogueira (PT) sugere que a indicação dos membros seja feita através de sorteio como determina o Regimento Interno.
O líder do PT, vereador Jairinho Bafile, acredita que os governistas não retornaram ao plenário para evitar votações, mas foram surpreendidos com a decisão da bancada de oposição de dar continuidade aos trabalhos.
O presidente da Câmara, José de Araujo (PMDB), fará reunião nesta sexta-feira (01/06) com a assessoria jurídica da Casa para buscar meios de anular os atos praticados pela bancada de oposição. O peemedebista afirmou que, se for necessário, recorrerá à Justiça para impedir a instauração da CPI. “Não concordamos”, concluiu.